Páginas

12 de janeiro de 2013

à escritores e leitores

O trabalho de um escritor é muito mais difícil que o de um leitor. O escritor precisa crer no que escreve para fazer com que o leitor acredite também. Além de tornar crível o escritor tem que deixar incrível, para atrair mais e mais leitores. E, se o leitor não gostar de uma história, ele pode largar ela de lado. Já o escritor será atormentado pelas histórias que não escreveu. Se um leitor se apaixona fácil por um personagem, imagine o escritor que pensou e conhece cada mísero detalhe da vida dele. E, se o leitor chora quando o seu herói morre, imagina o estado em que fica o escritor quando precisa fazer o papel de vilão e matar o seu filho. Se o leitor fica feliz quando seu livro preferido faz sucesso, imagina a alegria do escritor quando o mesmo acontece. 

Engana-se quem acha que escrever é fácil. Escrever talvez seja o trabalho mais difícil de todos. Você passa um pedaço seu em cada palavra, conta o seu sonho, seus pensamentos, seus sentimentos. Que leitor não ficou com raiva do escritor no meio de um livro, jurou que não o leria mais, e depois estava lá terminando de ler? É isso que acontece quando um escritor não consegue escrever. Ele tem um bloqueio mental e a raiva transborda, ele decide deixar a sua história de lado, mas depois ele volta e escreve mais e mais. O leitor interpreta um livro/texto do jeito que quiser, mas somente o escritor saberá o jeito certo de pronunciar o nome do herói ou o que ele pensava quando brigou e largou a mocinha, afinal esse é o trabalho dele.

Antigamente eu era exatamente como todos os leitores. E, pra dizer a verdade, não sei se ainda posso me chamar de escritor, mas agora eu conheço os dois lados da moeda. E se eu já gostava do primeiro lado, confesso que me apaixonei pelo segundo...

Aos leitores, meu obrigado por ler tudo o que eu escrevo.
Aos escritores, meus aplausos por tudo que escrevem.

Um comentário:

  1. Belas palavras Jack! Aplausos para você também já que pertence a essa esfera magnífica que é a dos criadores de realidades, realidades essas que nos apegamos e defendemos. Considero você um escritor como vários outros que conheço. E eu te peço obrigado!
    Ah e continue assim. kkk' :p

    ResponderExcluir